12 de out. de 2011

Tanach – A Bíblia Hebraica Completa


Erroneamente chamado de Antigo, Velho, Primeiro Testamento, a palavra TANACH é o acróstico de três letras, tav (ת) de Torah, nun (נ) de Neviim, e caf (כ) de Ketuvim.
Assim formando a palavra:
תנ״ך
תורה
Torah: é o conjunto de cinco Sefarim (Livros), os quais foram recebidos por Moshê Rabenu (Moisés), ditados por HaCadosh Baruch Hu (O Santo, Bendito Seja), que trata desde a Criação do Mundo até a morte de Moshê. Sendo este o Sefer (Livro) mais importante do Tanach. Eles são:
Bereshit (Gênesis),
Shemot (Êxodo),
Vaicrá (Levítico),
Bamidbar (Números) e
Devarim (Deuteronômio).
נביאים
Neviim (Profetas): é o conjunto de dezenove Sefarim (contando com Shenem Assar [Os Doze], que são os Profetas Menores), porem seu numero correto de livros é 8 Sefarim pois os Shenem Assar é considerado como um , este (Sefer Neviim) trata desde a morte de Moshe, ou seja, quando Iehoshua (Josuel) toma a liderança de Am Israel, até as advertências dos Neviim em relação a situação que Am Israel se encontrava (isto passa pela primeira galut (exílio), até a segunda…), os Sefarim Shemuel (Samuel) e Melachim (Reis) possuem 1 e 2, pois os compiladores da época não conseguiam por em um livro só esses livros por serem grandes demais, porem são um livro só, Shemuel (1 e 2) e Melachim (1 e 2). Os Livros de Neviim são:
Iehoshua (Josué),
Shofetim (Juízes),
Shemuel (Samuel),
Melachim (Reis),
Ieshaiahu (Isaías),
Irmiahu (Jeremias),
Iecheskel (Ezequiel) e
Shenem Assar (Os Doze):
Hoshea (Oséias),
Ioel (Joel),
Amos (Amós),
Ovádia (Obadias),
Iona (Jonas),
Micha (Miquéias),
Nachum (Naum),
Chabacuc (Habacuque),
Tsefaniá (Sofonias),
Chagai (Ageu),
Zacharia (Zacarias) e
Malachi (Malaquias)
כתובים
Ketuvim: é o conjunto de escrituras, estas escritas por David, Shelomô (Salomão), filhos de Corach, Mordechai, Daniel, Cronistas… Estes escritos abordam os mais diversos assuntos, referentes a historias do Povo Judeu, amores por Am Israel e ao Shabat, Sabedoria, louvores, Lamentações, crônicas…
Assim como os Seferim Shemuel e Malachim, o Sefer Divrei HaYamim (Livros de Crônicas) que se divide em dois, pois era muito grande para os compiladores da época compilar em um único livro. Os Ketuvim são:
Tehilim (Salmos),
Mishlê (Provérbios),
Ióv (Jó),
Shir HaShirim (Cântico dos Cânticos),
Rut (Rute),
Eicha (Lamentações),
Kohelet (Eclesiastes),
Ester,
Daniel,
Ezra-Nechemia (Neemias) e
Divrei HaYamim (Crônicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário