2 de out. de 2011

A Benção Sacerdotal


Por Sarah Hochman Bamidbar (Números) cap. 6:24-26 
"O Eterno te abençoe e te guarde." Yevarechecha Adonay Veyishmerecha. 
Faça o Eterno resplandecer seu rosto sobre ti, e te agracie. Ya’er Adonay Panav Eleycha Vichunecha 
Tenha o Eterno misericórdia de ti e ponha em ti a paz. 
Yissa Adonay Panav Eleicha Veyassem Lecha Shalom. 
Yevarechechá (Ele te abençoará) / Veyishmerêcha (E Te guardará em todos os teus caminhos. Também refere-se à proteção contra o yêtser hará: "a má inclinação"). 
Yaer ("Que a face de D’us brilhe sobre ti" – ELE te Iluminará – a Graça e a bondade dEle estará sobre ti) / Vichunêcha (Te instruirá, trazendo em tua vida entendimento, sabedoria e discernimento). 
Yissá Adomai Panav Eleicha (o Senhor volte o Seu rosto para ti – aceite a tua oração e corresponda com Sua Benção) / Veyassêm lechá shalom (E te dará a Paz. Todas as bênçãos são concluídas com "paz", pois não é possível desfrutar de qualquer bênção, a não ser que a pessoa esteja em paz).
Abençoar no hebraico é Levarech que significa: dotar de um poder benéfico, conceder poder à alguém para ser bem sucedido e próspero, bendizer, presentear, agraciar. 
Alguns sábios judeus diziam que a palavra hebraica "bracha" (benção), se origina da palavra "brecha", que significa "jorrar, brotar ou fluir". 
D´us fez o mundo de modo que sua capacidade de fluir sua graça, dependa das ações das pessoas, e que Suas contínuas bênçãos fluam somente se estas forem utilizadas construtivamente, e não se forem empregadas num comportamento destrutivo. 
Assim, o Eterno D´us está querendo sempre nos inundar com tremendas bênçãos, mas podemos estar amarrando as Suas mãos ao nos tornarmos indignos de recebê-las. Isto significa que cada ação negativa que praticamos, acarretamos duas consequências negativas. Primeiro, estão as consequências do próprio ato (pecados). 
Segundo, uma ação negativa nossa, frustra o desejo de D´us em nos abençoar e realizar seu propósito em nossa vida. 
Também fomos chamados para sermos canais de benção neste mundo. 
D´us nos mostra que abençoar tem um sentido muito amplo e benéfico e que precisa ser mais praticado, e temos o dever de fazê-lo, como filhos e servos, de abençoar as pessoas do mundo, até mesmo os não-redimidos. Exemplo disso foi a do Patriarca Jacó, que abençoou o "grande" Faraó! (Gn 47:7). 
O Mashiach Yeshua abençoava a todos, indistintamente, redimidos ou não. E ao enviar os discípulos de casa-em-casa, investiu-lhes da mesma autoridade e ordenou-lhes que abençoassem os habitantes das casas que seriam visitadas (Lc 10:1-12, Mt 10:12-13). 
Os discípulos de Yeshua também enfatizaram a necessidade da bênção orientando: "Abençoai..., e não amaldiçoeis. Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens... tende paz com todos os homens..." (Rm 12:14,17,18). 
Uma outra palavra hebraica para designar bênção é Chesed. 
Chesed quer dizer o amor leal de D´us e a Sua bondade para conosco. Esta palavra cheia de amor podem ser encontradas no livro de Rute cap. 2:4, quando Boaz abençoa os seus funcionários com "O Senhor esteja convosco." ao que eles respondem "Que D´us lhe abençoe", e no mesmo cap. 2:19-20 e cap.3:10. Naomi abençoa Rute e Boaz, Boaz abençoa Rute. 
Portanto devemos abençoar a todos, ministrando palavras abençoadas com o coração sincero (isso também se refere aos nossos inimigos, pois a nossa benção sobre eles, cancela o decreto do maligno sobre nossas vidas e na deles). 
Deveríamos desenvolver com mais intensidade o hábito de abençoar, e desta maneira, estaremos revelando às pessoas do mundo, a compaixão, a misericórdia, o amor e bondade de D´us. Afinal, fomos chamados para sermos luz no mundo. "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:16). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário