16 de out. de 2011

Arquivo da categoria ‘Yeshua Rei dos Reis santo em Hebraico’


Falaremos um pouco sobre alguns conceitos da religião judaica , como mashiach(messias) melech(rei) e kadosh(santo).


Para explicar esta “simples” frase  vamos separar ela em partes pois precisamos ter em mente alguns conceitos.

Yeshua é o nome original que foi dado por Deus para este homem que é conhecido por muitas pessoas como Jesus, e é de fundamental importância saber o motivo e o significado deste nome em seu contexto da época.
Este nome é na verdade uma contração do nome Yehoshua (Josué) que significa Deus salva ou Deus é a salvação, é bom lembrar que segundo relato bíblico Moisés mudou o nome de Hoshea (oseias) que significava salvação para Yehoshua que significava Deus salva.

Este nome Yehoshua  passou a ter uma contração comum entre os israelitas Yeshua , sem perder com isso o seu significado de que a salvação vem através de Deus.
Quando Gabriel o arcanjo enviado por Deus diz  que este homem deve ser chamado de Yeshua esta dizendo com isso que a salvação vira ao povo de Israel através de Deus, que Deus libertará seu povo através deste homem.
É bom lembrar tbm que este nome hebraico possui 2 das letras do nome de Deus, o tetragrama sagrado YHVH.

Então existe um significado muito profundo neste nome e não poderia ter sido escolhido um outro nome a este homem que veio ao mundo com uma missão mais do que especial, que é trazer liberdade ao ser humano.

Mashiach significa literalmente ungido, e ungir era o ato que os sacerdotes faziam para consagrar os reis.
Quando um homem era ungido significava que ele estava sendo separado para uma grande missão, no caso,  reinar sobre o povo e ganhava com isso autoridade tanto legislativa quanto espiritual, pois este ato era tanto físico quanto espiritual.
Então todo rei era um ungido, pois tinha passado pela cerimonia de unção, e isto não era um privilégio dos reis israelitas mas sim um ato comum , pois as escrituras chamam de ungido (mashiach) até reis de outros povos.
Este Yeshua  é chamado de mashiach pelos seus seguidores porque se acredita que ele foi ungido por Deus, separado pelo próprio criador para cumprir sua missão de reinar.
Acredita-se tbm que ele é o cumprimento de grandes profecias judaicas que diziam que haveria um grande ungido que reinaria sobre israel. E que seu reino ultrapassaria o reino de qualquer outro, pois seria um reino de paz , um reino inigualável.
Muitos profetas e sábios do povo de Israel profetizaram sobre este ser humano especial  e acredita-se que este Yeshua de Nazaré é este homem.

Melech significa literalmente rei , Yeshua recebeu este titulo de rei por que acredita-se que ele é um descendente do antigo rei Davi , então possui autoridade genética para reinar em israel.
Como este reinado ultrapassa este mundo físico, pois se fará durante o milênio, a autoridade que Deus designou para Jesus é um reinado acima de qualquer reino deste mundo.

Então ele é chamado de rei dos reis  melech hamelachim.

Esta palavra é normalmente traduzida como Santo, mas a seu significado muda dependendo da cultura de cada população, pois cada crença tem a sua visão de um ser santo.
Kadosh significa separado, se você possui, por exemplo, 10 potes e separa um desses potes para usar para guardar algum pertence especial você separou (santificou) este copo dos demais, vc esta santificando (separando) este copo para ser usado para um motivo diferente.
Quando este termo é usado para classificar pessoas significa ter atitudes diferentes  das demais, ser separado de praticas que desagradam a Deus.
Mas isto não significa em hipótese alguma ser separatista, tornando-se um ser superior aos demais e excluindo os outros e nem ser acético se isolando dos demais.
Ser KADOSH significa  não ter atitudes iguais aos demais , no sentido de ter atitudes melhores , especiais.
Quando Deus diz ao povo de Israel que eles deveriam ser santos (separados)   estava dizendo para que tivessem atitudes diferentes tanto físicas quanto religiosas.
Tanto no que comer e não comer quanto na forma de tratar o próximo.
Eu espero que este post tenho sido agradável a todos do blog , eu espero que tenho sido bem explicativo, abaixo temos a frase em questão pronunciada por mim, um abraço para todos e nos vemos no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário