10 de out. de 2011

Vayigash Gênesis 44:18-47:27


A Parashat Vayigash Resumida

A Parashat Vayigash começa com a súplica ardorosa de Yehudá ao poderoso governante egípcio (Yossef ainda disfarçado) pela vida de Binyamin, alegando que Yaacov certamente morreria de dor se perdesse seu filho mais jovem.

Yehudá se oferece para permanecer no Egito como escravo no lugar do irmão mais novo.

Yossef então decide revelar sua identidade a seus atônitos irmãos, perdoando-os por vendê-lo como escravo anos antes, declarando que enviá-lo ao Egito era parte do plano Divino de preparar a sobrevivência na época de escassez.

Yossef então os envia de volta para a Terra de Israel carregados de presentes pedindo que tragam Yaacov e sua família para o Egito onde viveriam na província de Goshen. Antes que Yaacov partir, D'us aparece a ele reafirmando-lhe que Ele os acompanhará e que ao final retornarão à Terra de Israel como uma grande nação.

Após vinte e dois anos de separação, Yaacov finalmente se reúne com seu amado filho Yossef, e juntos vão ao encontro do Faraó.

A porção termina descrevendo como Yossef usou seus vastos poderes para amealhar quase toda a riqueza do Egito para o tesouro do Faraó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário