10 de out. de 2011

A família de Jacó chegou ao Egito com 70 ou 75 ?


Dúvida Judaica:

Os missionários comumente utilizam o Novo Testamento como prova de que eventos ou profecias em suas passagens mal traduzidas se cumpriram. Entretanto, para alguém que está familiarizado com a Bíblia Judaica a “inequivocabilidade” do Novo Testamento é questionável. Considere os seguintes exemplos: a) Em três lugares diferentes na Bíblia Judaica, (Gênesis 46:27, Êxodos 1:5 e Deuteronômio 10:22) afirma-se que o patriarca Jacob foi ao Egito com um total de 70 pessoas. Em Atos 7:14 o Novo Testamento diz incorretamente que este número de pessoas é 75.

Resposta no Mashiach

Encontramos um bom exemplo do uso da Septuaginta (a qual contém os "apócrifos") entre os judeus da Judéia quando lemos os capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos. Aí lemos que Estêvão, cheio do Espírito Santo (At. 6:10), foi levado ao Sinédrio pela multidão (At. 6:12); Estevão, então, se dirigiu aos judeus e contou-lhes como Jacó trouxe seus 75 descendentes para o Egito:

Atos 7,14-15: "Então José mandou buscar Jacó, seu pai, e toda sua parentela, em número de setenta e cinco pessoas. Desceu Jacó para o Egito e aí morreu, ele e também nossos pais".

Mas os manuscritos hebraicos nos dizem que Jacó trouxe 70 descendentes para o Egito (cf. Gên. 46,26-27; o texto hebraico também recorda "70" em Deut. 10,22 e Ex. 1,5).

Ora, o Sinédrio judaico e os sacerdotes bem sabiam que Deut. 4,2; 12,32; Sal. 12,6-7 e Prov. 30,6 proíbem que se acrescente ou retire algo da Palavra de D’us. Com efeito, por que o Sinédrio e os sacerdotes não se escandalizaram com a afirmativa feita por Estêvão, de que Jacó trouxera 75 descendentes? Por que não o acusaram de "perverter as Escrituras"? Quando lemos esses versículos, notamos que os judeus pareciam nem mesmo piscar. Em ponto algum desta passagem encontramos qualquer sugestão de que a raiva nutrida pelos judeus contra Estêvão havia se originado de uma possível "perversão das Escrituras".

Ao contrário, eles mataram Estêvão porque foram por este confrontado com a pessoa do Senhor Jesus - que era realmente o Mashiach, e, ao contrário de ser por eles recebido, foi assassinado do mesmo modo que seus predecessores, os profetas (At. 7,51-53)!

A explicação para a discrepância numérica na história de Jacó narrada por Estêvão é simples: ele está citando Gênese (46:26-27) a partir da versão grega da Septuaginta, a qual possui cinco nomes a mais (total de 75 nomes) que o texto massorético hebraicoOs cinco nomes que faltam no texto hebraico foram preservados na Septuaginta, em Gên. 46,20, onde Makir, filho de Manassés, e Makir, filho de Galaad (=Gilead, no hebraico), são apontados, posteriormente, como os dois filhos de Efraim, Taam (=Tahan, no hebraico) e Sutalaam (Shuthelah, no hebraico) e seu filho Edon (Eran, no hebraico).

O Sinédrio certamente teria contestado a afirmação de Estêvão se a Septuaginta não fosse usada ou aceita pelos judeus da Judéia. Com efeito, o fato de a Septuaginta ter sido encontrada entre os manuscritos do Mar Morto bem demonstra que esse era o caso.

Sendo, pois, uma realidade que ambas as versões (a Septuaginta e a hebraica) eram de uso comum na Judéia do primeiro século, o Sinédrio não se surpreendeu ou se escandalizou com a declaração de Estêvão. Afinal, o fato de serem 70 ou 75 o número de descendentes de Jacó não se revelava doutrina importante para os judeus e, ao que parece, também havia muitos judeus no outro lado da questão.

Gen 46:26 imaginou-seu ma discrepância entre os vs 26. 27.”Todos os que foram para o Egito com Jacó, sem contar as mulheres de seus filhos, totalizaram sessenta e seis (v.26). e ”Todas as pessoas da casa de Jacó” (v.27, isto é, toda a família de Jacó) foram setenta, isto é, sessenta e seis que vieram com Jacó, mais José e seus dois filhos, que já estavam no Egito, totalizando 69, que ao contarmos com o próprio Jacó, temos o número setenta. Portanto, não há contradição no discurso de Estêvão. A “casa de Jacó” constava de setenta pessoas, mas a “parentela” poderia incluir as esposas dos filhos de Jacó.


Fonte: Bíblia anotada Scofield

Em Exôdo 1.5 eram só 'descendentes'; em Atos 7.14 cita 'parentela', que presumivelmente incluem cinco esposas ainda vivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário