20 de set. de 2011

Inferno?Ades?


O Sheol e seu real significado.



Autor: Xan - Ysrael.

Antes de se falar em inferno e condenações é necessário que saibamos realmente em que local situa-se o inferno e o que ele representa.

Bom, o primeiro ponto que ofusca o entendimento de muitos teólogos é o fato de buscarem respaldo primeiramente no grego antes de saberem qual era realmente o entendimento de Yeshua e dos principais personagens bíblico, que eram judeus e tinham o mesmo ponto de vista, logo, vemos que qualquer doutrina que não considere o significado da palavra Sheol em sua originalidade será como um belo edifício construído num fundamento inconsistente, pois muitos utilizam-se apenas dos termos em hebraico, mas sem a devida compreensão do que se trata e o que realmente significa.

Sheol  -  
שְׁאוֹל - e seu significado 

O Sheol é o local de destinação comum tanto dos espíritos dos salvos quando dos  condenados, como apresentado no livro de Eclesiastes e no Livro de Jó. O Novo Testamento (escrito em grego) também usa "hades" para se referir ao mundo dos mortos. A crença de que aqueles no “sheol” esperavam conscientes a ressurreição tanto em conforto quanto em tormentos é refletida na história do Novo Testamento de Lázaro - Lucas 16:19-31. 

De acordo com a enciclopédia hebraica encontramos  que os sinônimos relacionados a palavra Sheol é poço (bor), cova profunda e destruição (Abaddon e Shahat)
 e finalmente abismo (tehon).


Exemplos biblico:

Os salvos encontram-se no sheol - reino dos mortos - e de lá serão resgatados para a vida eterna aqui na terra.

Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida e me tirarás dos abismos da terra - Salmos 71:20.

Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu (isto é, a trazer do alto o Cristo)? Ou: Quem descerá ao abismo (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)? Romanos 10:5-7


No Sheol - reino dos mortos - também encontram-se o local de prisões.

E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:1-3.


E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego, Apoliom.  Apocalipse 9:11


Quando Yeshua foi expulsar os demonios que atormentavam o rapaz que vivia em Gadara (Geraza), conhecido como o gadareno, tais espiritos denominados legião rogaram a Yeshua que não os mandassem para o abismo (Lucas 8:31) e no ensino de Yeshua relatado em Lucas 16:19-31 encontramos novamente evidencias sobre a distinção dos locais onde encontram-se os espíritos dos mortos e o abismo que está posto sobre eles.


E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha e, com a fumaça do poço, escureceu-se o sol e o ar. Apocalipse 9:1-2.


Sheol não é uma simples sepultura ou jazigo de corpos fisicos / materiais.

Lemos no livro de Isaias (14: 12-15) que satanás desejava estar em posicão igual ou supeior a YHWH, porém foi lançado a terra e será lançado no Sheol (Apocalipse 20:3), no local mais profundo no "abismo", logo, vemos que Sheol não não se trata apenas de uma simples sepultura ou cova, que em hebraico lê-se kaver ou kêver, como encontramos nos originais.

אַךְ אֶל-שְׁאוֹל תּוּרָד, אֶל-יַרְכְּתֵי-בוֹר

No livro de Jó (11: 8) vemos que a sabedoria de YHWH está ligada aos extremos, ou seja, desde as alturas dos céus até a profundidade do Sheol, logo, mais uma vez vemos que não se trata de uma simples cova ou jazigo convencional.

עֲמֻקָּה מִשְּׁאוֹל, מַה-תֵּדָע

No livro de Isaias (22:16) vemos o Senhor mandando o profeta fazer uma pergunta a um certo mordomo, dizendo:

 " O que é que fazes aqui, e quem te deu permissão para que cavasses aqui uma sepultura? ..."


Neste caso o homem não estava cavando um Sheol (שְּׁאוֹל),  mas uma kaver (קָבֶר)  que literalmente significa sepultura, cova, jazigo.   

מַה-לְּךָ פֹה וּמִי לְךָ פֹה, כִּי-חָצַבְתָּ לְּךָ פֹּה קָבֶר
Gueinon - Geena:


Geena é a transliteração comum para o português do termo de origem grega “géenna”.

Por sua vez, géenna origina-se do termo hebraico gueinon que significa literalmente “Vale de Hinom”, e que veio a tornar-se um depósito fora de Yerushalaim onde o lixo era incinerado, ou seja, Geena era um imenso lixão, e não um lugar ardente onde as almas iriam parar, porém o local distinto no Sheol onde encontra-se os espíritos dos mortos não salvos e demoníacos é comparado a Gueinon por causa de suas características em relação ao calor do fogo e a impureza.

Também no Vale de Hinom existia um local conhecido como Tofete, (תופת) também chamado de inferno onde supostamente os Amonitas queimavam seus próprios filhos em honra ao deus Moloch. Levítico 20-2 e Crônicas 28:3

I Coríntios 6: 9, 10 nos dá uma idéia simplificada dos tipos de impurezas que culminará na eliminação dos impios que serão destinados, após a morte, ao local em que permanecerão até que seja dada a sentença final, que será a destruição do corpo espiritual (Apocalipse 20:11 - 15).

No mais profundo do sheol encontra-se o lago de fogo onde será destruido o "inferno" juntamente com a morte  - ver Apocalipse  19:20 / 20:10-15 / 21:8

E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Eabriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha e, com a fumaça do poço, escureceu-se o sol e o ar. Apocalipse 9:1-2



Considerações

Depois de compreendido este termo em seu significado original passaremos a estudar alguns textos importantes, não simplesmente segundo o grego, latim ou qualquer outro idioma, mas segundo o próprio contexto biblico fundamentado no hebraico, que é o alicerce de toda Escritura na qual baseavam-se os judeus que escreveram os escritos que compõem a Nova Aliança (N.T.)

Em 2° Pedro 2:4, o escritor fala da suposta rebelião dos anjos e o lugar para onde foram enviados,  que se comparado com Isaias 14: 15 e Jó 11: 8, veremos que tal local é o Sheol pois possuem as mesmas características quanto a profundidade, logo, as interpretações segundo o grego não podem contradizer a visão biblica original segundo o hebraico.

1° Pedro 3: 19, 20 vemos que Yeshua desceu até ao local onde encontram-se os espíritos em prisão, daqueles que morreram no dilúvio sem obter a chance de salvação, interessante observar que o escritor demonstra que o estado espiritual  que se encontravam os mortos no dilúvio era o mesmo dos demônios, e neste ponto é fundamental uma visão simples e lógica, ou seja, tal afirmação de Pedro não era uma parábola, e fica claro que tal pregação de Noé não atingiu toda humanidade, apenas aqueles que estavam próximo a construção da arca, que apontava para um fator inédito que culminaria na destruição da humanidade segundo a aplicação da justiça de YHWH, isto é, a própria construção da arca era a pregação de Noé e a prova de fé na justiça do Eterno, que  predisse a destruição de Sua criação, exceto Noé com sua familia e alguns animais distintos, conforme lemos em Gênesis nos capítulos 6 ao 9.

Concluímos que se a pregação de Noé atingiu toda humanidade, o texto de 2° Pedro 1: 19; 20 não faz o menor sentido e consequentemente torna o Eterno um ser injusto, porém, se Noé não pregou para toda humanidade, logo, YHWH foi justo ao enviar Yeshua ao Sheol para resgatar aqueles que não obtiveram a chance de presenciar a "pregação" de Noé, que dava testemunho da justiça divina em relação aos ímpios.


Conclusão:


O Sheol é o local conhecido como o Reino dos Mortos que está dividido em dois locais distintos, um chamado paraíso, onde encontram-se as almas salvas, conforme o ensinamento de Yeshua baseado em Lucas 16:22,23 e outro local onde encontram-se os espíritos em prisão das criaturas de D'us que se tornaram "filhos" de Satanás por seguirem seus princípios que são opostos as determinações de YHWH, ver João 8:44, João 6:7, Atos 13:10, I João 3:8 e 10, fator que culminou na destruição de praticamente toda a humanidade durante o dilúvio, Gênesis 6:5.

Os espíritos dos filhos do diabo encontram-se sob  mesma condenação de satanás, leiamos I Timóteo 3:6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário