19 de fev. de 2012

Quem eram Paulo e os discipulos de Yeshua?

Paulo se converteu e deixou tudo que dizia respeito ao Judaismo, como muitos dizem?

Será? Vamos ver o que diz Atos 28.17:

"Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando se reuniram, lhes disse: Varões irmãos, nada havendo feito contra o povo ou contra a tradição dos nossos pais, contudo, vim preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;"

Será que todos conseguem enxergar direito ? Sha'ul, o rabino fariseu de Beit Hilel dizendo que nunca fez nada contra a tradição judaica ? Ou será que vocês vão buscar colocá-lo em descrédito, tentando, patéticamente, distorcer um outro texto onde ele SUPOSTAMENTE diz o contrário disso ?

Que tal Atos 23.6 ? Vamos ver:

"Sabendo Sha'ul que uma parte do Sinédrio se compunha de saduceus e outra, de fariseus, exclamou: Varões, irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus! No tocante à esperança e à ressurreição dos mortos sou julgado!"

Alguém aqui leu que Sha'ul disse que "era" fariseu ? Sei que você gostaria de arrancar esse versículo das escrituras, mas vai ter que engolí-lo !!! Sha'ul disse "eu sou fariseu", ou seja, continuava como o grande rabino que era. Mas sei que vão tentar distorcer outro verso, isolando-o do contexto, contrariando a própria bíblia, para não deixar o ego inflamado ser derrubado tão duramente.

Vamos ver um texto muito interessante, pois trata de casos onde levantaram boatos sobre Sha'ul, dizendo que ele estava ensinando os judeus a não guardarem a Torah, e a se afastarem do judaísmo, mas o aconselharam a cumprir um voto de nazireado para provar que tudo isso não passava de mentiras, e que ele mesmo cumpria a Torah:

"e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei. Que se há de fazer, pois? Certamente saberão da tua chegada. Faze, portanto, o que te vamos dizer: estão entre nós quatro homens que, voluntariamente, aceitaram voto; toma-os, purifica-te com eles e faze a despesa necessária para que raspem a cabeça; e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito; e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, guardando a lei.

Atos 21.21-24

Alguns versos antes desses, vemos a alegria dos judeus messiânicos quando souberam sobre os milhares de judeus que haviam crido, sendo todos eles zelosos da Torah. Preste atenção, o texto não diz "e todos eram zelosos da Torah", mas sim "são zelosos da Torah":

"Ouvindo-o, deram eles glória a D-us e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei;"

Atos 21.20

Que tal agora um verso onde ele fala das tradições ?

"Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."

II Tessalonicenses 2.15

Que tradições seriam essas ? Seriam as tradições cristãs ? Seriam as tradições greco-egipto-romanas herdadas pelo cristianismo ? Não !!! Sha'ul como um bom fariseu, transmitiu tradições judaicas aos crentes para que eles entendessem melhor as escrituras, o Mashiach e a Brit Chadashah !!! Quer saber qual a mensagem de Sha'ul em duas frases ? Eu respondo:

"Judeus, sejam judeus, gentios, não precisam se tornarem judeus"

Ass: Sha'ul haShaliach

Nenhum comentário:

Postar um comentário